domingo, 2 de outubro de 2011

Preparativos: Parte 2

Olá gente como vai?

Bom, neste post, vou explicar melhor, sobre o resto dos preparativos, documentações, visto, e  passagem aérea


Documentos:
Primeiramente, é necessário ter o passaporte válido, se não tiver ainda, vá até uma agência da polícia federal e faça o seu (não é difícil de fazer)
Para conseguir o visto de estudante (F1), é preciso ter um documento chamado I-20, não sei se para quem vai fazer high-school, é o mesmo documento, mas para mim que vou fazer curso de inglês, foi este o documento necessário.
Para conseguir este I-20, é necessário que você “prove” sua renda, através de extratos bancários, ou outros documentos que mostrem que você tem o dinheiro necessário para pagar o curso, acomodação..., se você tiver algum problema no banco, ou sei lá na hora de tirar seu extrato, vale também fazer uma carta de custódia, onde outra pessoa (familiar) fica responsável por “bancar” todos seus custos.
Depois de provar a renda, todos seus dados são mandados para a escola em que você vai estudar, eles analisam e mandam o seu I-20(o meu demorou + ou – entre 1 semana e meia a 2 semanas) ou seja esse documento é um tipo de comprovante de renda, e pode ser também que chegue junto com o I-20 sua carta de aceitação na escola,  
Com o I-20 em  mãos é hora de tirar o visto.


Tirando o visto:
Para conseguir o visto, primeiramente é necessário fazer um agenda mento da sua entrevista. O site é: http://www.visto-eua.com.br/agendamento-web/index.jsp?locale=pt_BR


Para fazer o agendamento, como de costume é necessário pagar uma taxa de 38,00 R$, que pode ser paga na hora com um cartão de crédito ou pode ser paga no banco. Caso seja paga no banco, levará + ou . 1 dia para o reconhecimento do pagamento.
Com o comprovante de pagamento dessa taxa,  você poderá fazer o agendamento da entrevista. (tudo no mesmo site)
Entrevista agendada, é hora de Pagar a taxa SEVIS
Essa taxa, eu na verdade não sei direito para que serve, só sei que tem que pagar. Neste site: https://www.fmjfee.com/i901fee/, você pode paga-lá, o ruim disso, é o seu preço $200,00 e só pode ser paga pela internet e com um cartão de crédito, para paga-la, você vai precisar do número do sei I-20, o n° que está logo acima do código de barras.
Se você fizer o agendamento da entrevista antes de pagar a SEVIS, eles vão perguntar se você já a pagou, você pode responder que sim, que não tem nenhum problema, não vai precisar de confirmação de nada.
Com o SEVIS pago, é hora de preencher outro formulário, o DS-160.
Entrando aqui https://ceac.state.gov/genniv/ é só segui todos os procedimentos, colocar a foto, e responder todas as milhões de  questões corretamente e em inglês(são muitas informações sobre você, sobre a escola, sobre a família que vai te hospedar...), e no fim esse formulário será enviado por e-mail, para o pessoal do consulado americano no meu caso, e você irá imprimir o comprovante que tem um código de barras.
IMPORTANTE:  imprima esse formulário em uma impressora a laser, pois esse código de barras tem que estar completamente legível.
Depois é só esperar o dia de sua entrevista, ahh, é preciso também levar no dia, uma foto sua 5x7 ou 7x7 com fundo branco.
Após isso é precisa pagar OUTRA TAXA(AHHHHHHHHHHH), a taxa do visto, no meu caso (visto F1), a taxa é de 140$, que só pode ser paga no CitiBank

Todos os documentos que você preencheu e imprimiu o comprovante é necessário levar na entrevista(taxa de 38,00, SEVIS, I-20, DS-160, taxa do visto...), o passaporte claro, e documentos que você ache necessário, que comprovem seus vínculos no Brasil, como: documentos de sua casa, escola, imposto de renda de seus pais...

Minha entrevista:

Bom pessoal, minha entrevista foi marcada para uma Quinta-feira, com o horário das 7:30.
Sai de casa as 4:15 da manhã, para pegar o trem, trólebus, e um ônibus. Cheguei lá, por volta das 6:30 da manhã, e já estava uma fila imensa, tipo Casas Bahia na liquidação de natal.
Bom, esperei, fui revistado e entrei.
Primeiramente a tiazinha verificou meus documentos, foto e grampeou  tudo e me entregou uma senha.
Depois, fui para a primeira parte, entregar os documentos, até ai estava tudo lindo.
Segunda parte, é hora de colocar as impressões  digitais: Bom, chamaram minha senha, a moça olhou para minha cara e disse: “o sistema não conseguiu ler o código de barras do DS-160(por isso disse para vocês imprimirem em impressora a laser), você vai ter que imprimir outro”
Ela me deu uma autorização, para eu não ter que pegar toda fila lá fora de novo, e fomos procurar um lugar para imprimir.
O primeiro lugar que achamos, entramos(pois estávamos com pressa), quando perguntei o preço a moça disse: “20,00 reais”
O QUE????????????????????
20,00 reais para imprimir uma folha????????/ Nessa hora, minha mãe quase caiu de costas e até saiu do lugar. Depois descobrimos que na loja do lado era 5,00 reais...
Enfim, imprimimos o bendito documento e entramos de novo.
Fui para a parte de impressões digitais de novo e deu tudo certo, e agora era a hora da entrevista.
Ficamos em uma fila IMENSA, comi um pão de batata de 4 queijos (o olho da cara).
Quando estava chegando nossa vez, começou um frio na barriga, e pensei: “Não posso ficar com dor de barriga justo agora”, felizmente a dor não veio.
Chegou minha vez:
Tiazinha Americana: -Você vai para Disney??
Eu: -Não, vou par Seattle!!
Tiazinha Americana: - Vai fazer o que lá?
Eu: - Vou estudar inglês.
Tiazinha Americana: - Quanto tempo??
Eu: - 2 meses
Tiazinha Americana: - Você estuda inglês?
Eu: -Sim
Tiazinha Americana: - Quem vai pagar seu curso?
Eu: -Meus pais
Tiazinha Americana: - Você faz o que?(para minha mãe)
Mãe: - Sou vendedora autônoma
Tiazinha Americana: - Mas você vende o que??
Mãe: Comida!!!!!!
Tiazinha Americana: - Deixa eu ver o imposto de renda do seu marido!!!

Não temos esse documento, pois meu pai é isento, nessa hora eu e minha mãe ficamos com medo, e minha mãe mexia na pasta de documentos como uma louca, tentando achar o que não tinha

Mãe: - Não tenho, meu marido é isento

Nessa hora, a americana olhou para mim e fez uma cara feia, torcendo a boca


Tiazinha Americana: - Você já pagou o curso?
Mãe: - Ainda não, vou pagar essa semana (mentiraaa)

Mais uma cara feia da tiazinha, e mais frio na barriga em mim.

Tiazinha Americana: - “Agora pagar o sedex”

Isso foi um sinal que o visto foi liberado (uhuu), depois disso pagamos a taxa do sedex (21,00 R$),. e fomos embora.

Passagem aérea:
Bom, nesta parte não tem muito segredo, a minha agente de viagem, pesquisou  a companhia aérea que oferecia o preço menor (claro) com a tarifa de estudante (isso foi feito pela agencia).
Depois disso paguei a passagem, e fiz uma coisa maravilhosa para mim: Escolher os assentos do avião, peguei todos no fundo.
Meu trecho para Seattle ficou então:
IDA:
Dia 08 Dezembro:
Saída de São Paulo(GRU) ás 11:35 pm, chegando em Detroit (DTW) ás 7:25 am, 10:50 mim de duração, Boeing 767 assento 40G
Saída de Detroit ás 09:00 am, chegando em Seattle(SEA) as 11:00 am, 05:00 mim de duração, Boeing 737 800 assento 31F, no dia 09 de Dezembro. Delta Airlines.
VOLTA:
Dia 14 DFevereiro:
Saída de Seattle (SEA) ás 07:00 am, chegando em Nova Iorque (JFK) ás 3:20 pm, 05:20 mim de duração, Boeing 737 800 assento 31A
Saída de Nova Iorque(JFK) ás 07:50 pm, chegando em São Paulo(GRU) as 09:05 am, 10:15 mim de duração, Boeing 767 400 assento 44F, dia 15 de Fevereiro. Delta Airlines.

                                                                   Boeing 767-400



                                                                 Boeing 737-800


Bom pessoal, esses foram alguns preparativos do meu intercambio, espero que tenham gostado!!!
Obrigado e até mais.

Um comentário:

  1. ooi,meu nome é Rafaela. tava vendo o seu blog hoje e adoreeeei *-* to querendo fazer um curso de idiomas de 8 semanas em san francisco(aaah *-*) em dezembro tbm. e assim, eu ja tenho o visto, so que o meu é turista. vc acha que eu preciso fazer o estudante ?
    pq algumas agências falam que nao(eu posso ficar ate 90 dias nos EUA) e outras falam que eu preciso. to louca, pq ja seria um gasto a mais e eu fiz o meu turista no final de 2010 e tem duração de 10 anos, pq eu tambem fui pra Disney, so que em janeiro do ano passado *-*

    ResponderExcluir